O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo Federal, está levando aos alunos das escolas municipais o ‘Saúde Bucal’, programa de conscientização sobre os hábitos de higiene bucal.

Os profissionais da odontologia atendem cerca de 2.500 crianças do ensino fundamental todo mês. Eles ensinam desde os movimentos corretos da escovação dos dentes até a maneira de fazer a higiene de toda a boca.

“Ensinamos ainda sobre a alimentação correta evitando ao máximo o uso de doces, além de orientar quantas vezes por dia deve ser feito a escovação, entre outros”, explicou o dentista Edvilson Staudt.

Os profissionais também orientam as crianças a visitarem regularmente o dentista. “Isso tem dado resultado porque percebemos o aumento no número de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde”, completou o dentista.

A aluna Fernanda Fagundes, 09 anos, da Escola Municipal Henrique Ghellere, acha super legal o projeto. “Assim vamos evitar de ter cárie nos dentes. Eu escovo meus dentes três vezes ao dia, principalmente à noite”, disse ela.

Para a diretora Rosineide Alves, nada melhor do que realizar esse trabalho de prevenção na escola. “É uma forma de educar as crianças sobre a escovação e fazê-las criar esse hábito saudável e necessário”, destacou.

“A higiene e a saúde bucal são hábitos que aprendemos desde a infância, por isso é muito importante que haja o ensino e a prática deste cuidado já no período escolar”, emendou a diretora do departamento de saúde bucal da secretaria, Clair de Lara Boles.

O trabalho é realizado em todas as escolas municipais de São Miguel do Iguaçu por profissionais da área da odontologia, sendo o dentista (cirurgião geral), técnica em saúde bucal ou auxiliar de saúde bucal.

A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, contou que esta ação conjunta tem por objetivo ensinar as técnicas de como escovar os dentes de forma correta, para auxiliar na redução de cárie dentária e doenças bucais que podem agravar no futuro, chegando até a perda dos dentes. “Com a prática da escovação e aplicação do flúor nas escolas, o número de crianças com cárie dentária vem diminuindo expressivamente e com isso, também diminui o número de procedimentos como o tratamento de canal e de extração”, completou.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL