O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, está realizando uma capacitação com todos os colaboradores da pasta sobre o tema ‘Transtorno de Espectro Autista (TEA) ’.

Os palestrantes são alunos de um projeto de extensão e atendimento multiprofissional sobre o tema da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu. “Os assuntos são como observar os sinais de alerta do Transtorno, formas de acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde, direitos das famílias com crianças com esse diagnóstico”, explica a estudante Isabela da Silva Santos.

A agente de Saúde, Eliane Gonçalves, conta que não tinha tantas informações sobre o tema. “Nós visitamos as famílias e precisamos conhecer o máximo sobre isso, assunto em que há ainda muitas dúvidas”, relatou.

Para a farmacêutica, Alessandra Marcon, é um tema atual e que ainda gera muita dúvida para as pessoas. “Não sabemos como identificar se uma criança está fazendo uma birra ou é algo mais complexo. Por isso, conhecer a fundo o tema é de extrema importância para ajudar às famílias”, completou.

A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, salientou que um dos objetivos da secretaria é buscar a formação contínua dos profissionais. “Profissionais bem formados têm maiores e melhores condições de atender a comunidade”, emendou.

Essa capacitação vai atender cerca de 100 profissionais da saúde de São Miguel do Iguaçu.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL