O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Educação, reuniu na noite de terça-feira, 21, no Centro de Convivência do Idoso, cerca de 80 candidatos a diretores e coordenadores das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil(CMEI’s) para formação na área.

Ao todo, serão 10 encontros com um total de 40 horas onde eles vão receber conteúdos sobre legislação educacional, Constituição Federal, Lei de Diretrizes Básicas da Educação, Estatuto da Criança e Adolescente, Plano Nacional da Educação, com a advogada e especialista educacional, Débora Jurkévicz da Silva.

“A Lei Nº 3.012 de 2022 alterou e definiu novos critérios para as eleições de diretores nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Estas alterações visam atender ao disposto na nova Lei do FUNDEB, para garantir repasse de recursos ao município e uma grande alteração é que a partir de agora, além da consulta à comunidade, quem tiver interesse em concorrer à direção deve passar por um curso de formação e uma avaliação de mérito e desempenho para determinar quem está apto a concorrer”, informa a advogada.

Ao final da formação os candidatos a diretores e coordenadores vão passar por uma avaliação e posterior consulta à comunidade escolar. “Deverão atingir uma nota mínima para a segunda fase que é, justamente, a votação pelos professores, funcionários e pais das respectivas escolas”, completa Débora.  A votação será apenas para os diretores.

Para Andréia Aparecida Antunes Rocha, candidata à coordenadora na Escola José Francisco de Oliveira, a formação, além de buscar conhecimento, serve para a união da classe buscando superar os desafios da educação. “As dificuldades e demandas dentro de uma escola são grandes e vai exigir um esforço maior de cada um”, completou.

A candidata à diretora do CMEI Carolina Barela, Naiara Scarpari, decidiu assumir esse desafio para dar uma contribuição maior à educação do município. “Cada um precisa dar sua contribuição”, destacou.

Segundo a secretária de Educação, Solange Gamba Motta, esse é um momento importante porque está preparando os novos gestores para assumir funções essenciais dentro das escolas. “Um processo fundamental para a educação”, finalizou.

A eleição vai acontecer no segundo semestre e os novos gestores vão assumir para o período 2024/2026.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL