Tocando Agora: ...

Governo Municipal apresenta para grupo de pais ações de segurança desenvolvidas nas instituições de ensino

Publicada em: 17/04/2023 16:17 - Locais

Representantes do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu apresentaram para um grupo de pais na tarde desta sexta-feira, 14, as ações de segurança que estão sendo desenvolvidas nas instituições de ensino do município. Também participaram do encontro representantes da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Esses pais estiveram representando um grupo que se reuniu nas redes sociais preocupado com a segurança nas escolas, principalmente após os recentes acontecimentos registrados no país. No encontro, eles apresentaram algumas sugestões de medidas a serem adotadas pelo município para, segundo eles, aumentar a sensação de segurança nas instituições.

O prefeito em exercício, Claudio Rodrigues, agradeceu a presença de todos e afirmou que todas as sugestões apresentadas serão analisadas pela equipe de governo. ‘Muito importante essa reunião. Nós estamos fazendo uma gestão do povo para o povo e ouvir os representantes da comunidade, neste caso, a comunidade escolar, nos guia a criar medidas para buscar atender diretamente os anseios deles’, destacou.

O município de São Miguel do Iguaçu ampliou as medidas de segurança logo após o acontecimento trágico na cidade de Blumenau-SC, que chocou o país e alarmou para a questão de segurança nas escolas. ‘Já na quinta-feira (06), mesmo em ponto facultativo, estivemos reunidos e definimos as primeiras ações que foram colocadas em prática naquele mesmo dia’, lembrou o secretário de Assuntos Comunitários, Segurança e Trânsito, Alexandro Alcará.

Entre as ações sendo executadas está o reforço no patrulhamento e rondas da Guarda Municipal, com os guardas chegando às escolas e CMEI’s, descendo da viatura e realizando uma vistoria em todo o pátio; monitoramento das ações em conjunto com todas as forças de segurança do município; orientação para diretores e coordenadores das escolas sobre medidas de prevenção e ampla divulgação dos números para denúncias.

Também foi apresentado o projeto que está sendo desenvolvido para instalação de câmeras de monitoramento em todas as instituições de ensino e pontos estratégicos do município, sendo que as imagens serão monitoradas na sede da Guarda Municipal, que está em reforma, e também o projeto para melhorias nas estruturas das instituições de ensino do município.

‘Recebemos os prédios das escolas e CMEI’s com muitos problemas, estavam abandonados. Desde o começo da gestão estamos trabalhando para resolver esses problemas, principalmente nas coberturas, pois na maioria dos prédios chovia dentro. Com essas questões resolvidas, estruturamos todos com equipamentos e eletrodomésticos, e já estamos planejando outras melhorias, como por exemplo, a escola José Francisco que precisa de um muro novo’, explicou a secretária de Educação, Solange Gamba.

Além disso, a secretária apresentou um protocolo de segurança que foi encaminhado pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) para ser implantado em toda a região. ‘Na segunda-feira vamos nos reunir com os diretores e apresentar todas as medidas. Após a reunião eles deverão repassar para os profissionais da educação e a comunidade escolar’, relatou Solange.

A Polícia Militar também está auxiliando no trabalho preventivo, intensificando as ações diárias e atuando nas rondas das escolas, atuando principalmente nos Colégios Estaduais.

A Cabo PM Valéria lembrou que a segurança começa em casa. ‘Cada um precisa fazer a sua parte. Caso desconfie de qualquer atitude do filho, olhe a mochila dele, procure ajuda, converse, oriente. E, principalmente, cuidado com o compartilhamento de informações falsas, verifique a origem, a veracidade, pois pode causar consequências muito negativas’, explicou.

Na reunião foi reforçando ainda que o diálogo entre pais, professores e alunos é fundamental para que possam identificar e tratar precocemente os principais fatores de risco, como bullying e outras questões relacionadas à segurança.

 ‘O Governo Municipal está trabalhando para garantir que as crianças e adolescentes de São Miguel do Iguaçu possam frequentar as escolas em um ambiente seguro e com qualidade de ensino. Todos os envolvidos estão comprometidos em trabalhar juntos para que isso seja possível’, finalizou Claudio Rodrigues.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Compartilhe: