O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Educação, e a Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação e Cultura (MEC), estão com inscrições abertas para a seleção de assistentes de alfabetização voluntário do programa Tempo de Aprender.

Conforme o MEC, Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para isso, o programa realiza ações que atuam no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; disponibilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas para alunos, professores e gestores educacionais; aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, por meio de atenção individualizada; e valorizar os professores e gestores da alfabetização.

Em São Miguel do Iguaçu estão disponíveis 07 vagas, sendo uma na Escola Municipal Serafin Machado de Souza, duas na Escola Municipal José Francisco de Oliveira, uma vaga na Escola Municipal Raineri de Mattia, duas vagas na Escola Municipal Osório e uma vaga na Escola Municipal do Campo La Salle.

O assistente de alfabetização voluntário não terá vínculo empregatício com a prefeitura de São Miguel do Iguaçu tendo apenas o valor de R$150,00 (por turma) a título de ressarcimento de despesas. A verba para este custeio é repassada a escola pelo Governo Federal.

Podem se inscrever candidatos com 16 anos completos, que estejam cursando ou terem concluído o ensino médio e/ou formação de docente.

Para inscrição o candidato deverá dirigir-se até a instituição de ensino onde tem interesse em atuar, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, apresentando os seguintes documentos: currículo pessoal e cópia do histórico escolar.

A seleção ficará a cargo da direção e coordenação escolar que dispõe das vagas e acontecerá após análise do histórico escolar e entrevista com o candidato, ficando as mesmas responsáveis por informar os selecionados e seu cronograma de trabalho para a secretaria municipal de Educação. A divulgação do resultado acontecerá no dia 17 de fevereiro de 2023 em forma de edital na escola. Os candidatos não selecionados ficarão na lista de espera em caso de surgimento de uma nova vaga.

Maiores informações referentes ao programa Tempo de Aprender e as funções do Assistente de Alfabetização encontram-se na portaria nº 280, de 19 de fevereiro de 2020 do MEC e na resolução n°06, de 20 de abril de 2021 ou ainda com as instituições de ensino que ofertam as vagas.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL