Em alusão ao ‘Maio Amarelo’, o Órgão Municipal Executivo de Trânsito e Rodoviário de São Miguel do Iguaçu (SMITRANS) e a Guarda Municipal de São Miguel do Iguaçu, veiculados à secretaria de Assuntos Comunitários, Segurança e Trânsito, realizaram na manhã desta quarta-feira, 11, uma blitz educativa no centro da cidade.

O evento compreendeu a distribuição de folders aos motoristas com orientações sobre o respeito às leis de trânsito como, por exemplo, uso do cinto de segurança, não falar ao celular enquanto dirige e respeito as faixa de pedestres, principais regras infringidas pelos condutores.

A campanha será realizada durante todo o mês de maio. Além das blitzs educativas, também serão realizadas visitas nas escolas com palestras aos estudantes.

O diretor do SMITRANS, Lucas Conti, explicou que o ‘Maio Amarelo’ começou em 2011 em todo o mundo e é uma ação de conscientização da população quanto à necessidade de respeitar as leis de trânsito. “A grande maioria dos acidentes acontece por imprudência, falta de atenção e desrespeito”.

Um problema enfrentado em São Miguel do Iguaçu no trânsito está em frente às escolas. “Percebemos que muitos motoristas não respeitam o limite de velocidade e as faixas de atenção escolar, o que vem ocasionado alguns acidentes. O Governo Municipal está construindo faixas elevadas em frente às escolas para amenizar essa problemática, no entanto, é preciso apelar para a educação dos motoristas”, alerta Lucas.

A motorista Maristela Peron acha a ação muito importante para a conscientização dos condutores. “A responsabilidade de quem está atrás do volante é ainda maior do que aquele que está na rua. A impaciência no trânsito ainda é o principal problema”.

O condutor Carlos Alberto Vichoski cita que é uma ação interessante para mostrar que todos devem obedecer as leis. ”Se elas fossem cumpridas muitas mortes seriam evitadas”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL