Enquanto a indústria da música continua calculando os prejuízos gerados pela pandemia, artistas preparam novos trabalhos para 2021, na esperança de poderem voltar a apresentar suas músicas ao vivo em 2021.

Veja, abaixo, quais álbuns estão previstos para o ano e os eventos, já marcados no Brasil, em que alguns desses lançamentos poderão ser apresentados.

Pop sofredor

Embora todo mundo continue procurando motivos para sorrir neste ano, um disco deve fazer muita gente derramar algumas lágrimas: o novo de Adele, a rainha britânica da sofrência.


Adele em foto de 2019, publicada no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

Adele em foto de 2019, publicada no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

Seu último álbum, ‘25’, saiu em 2015. Havia a expectativa de que um sucessor surgisse ainda em 2020, mas no fim do ano a cantora jogou um balde de água fria nos fãs, ao revelar que o disco ainda não estava pronto. Ficou para 2021.

A rainha brasileira da sofrência, Marília Mendonça, também está preparando um trabalho novo, pra quem prefere sofrer em português. Segundo ela, vêm aí as mais tristes da carreira.

Fãs ficaram ansiosos pelo novo álbum quando a artista anunciou o término da relação com o também cantor Murilo Huff. Os dois já reataram, e o disco ainda não saiu.

Ela tem lançado algumas músicas inéditas, como "Deprê", que saiu em dezembro. Mas ainda não se sabe se elas são uma prévia do próximo álbum.

Ainda na linha do pop sofredor, também estão previstos novos discos de Lana Del Rey, Lorde e Billie Eilish, três musas dessa vertente.

A primeira já lançou algumas músicas do novo trabalho, "Let me love you like a woman" e "Chemtrails over the country club", que dá nome ao álbum.

Capa do disco 'Chemtrails over the country club', divulgada por Lana Del Rey — Foto: Reprodução/Instagram

Capa do disco 'Chemtrails over the country club', divulgada por Lana Del Rey — Foto: Reprodução/Instagram

A segunda foi aclamada em 2017, com o "Melodrama", seu álbum mais recente, que apareceu em todas as listas de melhores do ano na época. Isso, é claro, gerou expectativa sobre o próximo trabalho e ela tem dado de pistas de que ele está ficando pronto.

No ano passado, quando a cantora incentivou os fãs a votarem nas eleições americanas, ela prometeu recompensar todos eles em 2021.

Já Eilish foi a grande revelação de 2019, com seu disco de estreia, "When we all fall asleep, where do we go?". Tudo indica que o sucessor vai sair neste ano, em meio a muita especulação sobre as colaborações que podem aparecer entre as músicas.

Uma das melhores pistas é uma foto em que a cantora aparece ao lado da espanhola Rosalía. Nas redes sociais, as duas indicaram ter gravado uma parceria.

Billie Eilish e Rosalía em foto publicada nas redes sociais — Foto: Reprodução/Twitter

Billie Eilish e Rosalía em foto publicada nas redes sociais — Foto: Reprodução/Twitter

Para dançar (mesmo que seja em casa)

Falando nela, Rosalía - que virou uma popstar nos últimos anos - também já anunciou que está finalizando seu próximo lançamento.

Em seu disco mais recente, "El mal querer ", de 2018, ela mostrou que dá para fazer música comercial com muita identidade e, ao mesmo tempo, ótima pra dançar.

E não vão faltar discos para dançar neste ano, mesmo que seja em casa, por causa da pandemia.

Cantora Anitta se apresenta em Nova York, na Times Square, momentos antes da virada do ano — Foto: Gary Hershorn / POOL / AFP

Cantora Anitta se apresenta em Nova York, na Times Square, momentos antes da virada do ano — Foto: Gary Hershorn / POOL / AFP

Um deles será o de Anitta, que assinou um acordo com a divisão americana da Warner para lançar um novo álbum em 2021.

A imprensa dos Estados Unidos diz que esse disco terá produção executiva de Ryan Tedder, nome por trás de álbuns vencedores do Grammy de Adele e Taylor Swift.

E, depois do sucesso de "Dona de mim", Iza usou o tempo na quarentena para compor e também deve aparecer com trabalho novo neste ano.

E, dominada por mulheres, a lista de lançamentos de 2021 também inclui o novo álbum de Marisa Monte. Vai ser o primeiro dela em 10 anos e tudo que envolve esse disco ainda é um mistério.

Ele vem sendo produzido em segredo. Algumas informações de bastidores apontam que podem aparecer parcerias com Lulu Santos, Nando Reis e Silva.

Lançamentos do rock

O rock deve ter novidades já no início do ano, para quando está previsto o novo disco do Foo Fighters, "Medicine at midnight". "Shame shame", primeiro single, já foi divulgado.

Foo Fighters durante encerramento do palco Mundo no segundo dia de Rock in Rio 2019 — Foto: Marcelo Brandt/G1

Foo Fighters durante encerramento do palco Mundo no segundo dia de Rock in Rio 2019 — Foto: Marcelo Brandt/G1

Em março, será a vez do Kings of Leon, que vai lançar seu oitavo disco, o primeiro desde 2016. A banda já divulgou a música "The bandit".

No mês seguinte, o Greta Van Fleetconsiderado uma das maiores revelações recentes do rock, vai lançar seu segundo disco, que, segundo a banda, está cheio de referências bíblicas. O single "Age of machine" já está no ar.

E os shows?

Com todos esses lançamentos em 2021, resta saber quando será possível ouvir essas novas músicas ao vivo - presencialmente, não em lives pela internet.

Ainda não dá para responder a essa pergunta com certeza, mas alguns grandes festivais estão previstos pra acontecer no Brasil no segundo semestre, entre setembro e outubro.

O Coala, festival de música brasileira que acontece em São Paulo, já confirmou Maria Bethânia e Gal Costa na programação.

E o Lollpalooza, depois de ser adiado duas vezes em 2020, anunciou a próxima edição pra setembro, mas ainda não definiu quais atrações vão participar.

Outra coisa que segue indefinida são as regras de segurança contra o coronavírus nesses festivais. Tudo vai depender do andamento da vacinação contra a Covid-19 no país.

Fonte: G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!