O programa Escola Bonita, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, totalizou R$ 19,2 milhões destinados à revitalização de colégios da rede estadual. O programa foi criado em março deste ano e encerrado em outubro.

Cada colégio pôde usar os recursos de acordo com suas necessidades, incluindo pintura, reparos em estruturas físicas, melhorias nos espaços comuns, bibliotecas, laboratórios, quadras esportivas e pátios, além de serviços de jardinagem e limpezas especializadas.

O valor repassado à secretaria para a implementação do programa é proveniente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), órgão vinculado à pasta.

O Ceebja Professora Maria Deon de Lira, no bairro Boqueirão, em Curitiba, foi um dos que participaram do programa. Foram viabilizados a pintura do muro, a aquisição de equipamentos de iluminação para a quadra — os alunos do período noturno não podiam praticar atividades esportivas — e a construção de um laboratório de Ciências, com bancada, pia e banquetas.

“Antes, o professor precisava levar os materiais, como microscópios e a peça de dorso, para cada sala de aula. Agora, há um lugar para centralizar itens para o estudo das Ciências”, diz Luciana Luchetti, diretora da instituição.

No Colégio Estadual Marechal Cândido Rondon, no Portão, também em Curitiba, a quadra esportiva foi revitalizada, incluindo pintura do piso e troca da tela de alambrado.

Após a finalização das reformas, aconteceu uma ação em parceria com a comunidade local. Moradores da região e pais de alunos, ao lado de agentes e professores da escola, participaram da pintura dos muros.

“No muro externo temos personagens da Física e da Literatura, como Albert Einstein e Machado de Assis. Já no muro da quadra, tem desenhos que representam diferentes modalidades esportivas, como vôlei e basquete”, destaca o diretor Cláudio Aparecido Eduardo.

“Queremos que os alunos e os profissionais da Educação se sintam acolhidos, sintam que o ambiente é propício para a aprendizagem e também para o convívio da comunidade escolar”, diz o secretário estadual da Educação, Renato Feder. “As escolas são ambientes de crescimento e bem-estar e devem proporcionar isso”, acrescenta.

O Escola Bonita foi criado em março de 2020, como parte do Minha Escola Sempre Nova, programa de investimentos para compra de equipamentos, mobiliário e utensílios para as unidades da rede estadual. Devido à pandemia da Covid-19, todas as obras de revitalização que deveriam ser concluídas até junho tiveram seu prazo prorrogado para outubro.

Fonte: AEN